Conduta Profissional

Confidencialidade

A natureza dos serviços profissionais da Empresa possibilita ao profissional o acesso a informações confidenciais comerciais, financeiras e, às vezes, pessoais de nossos clientes, cabendo a nós resguardá-las, e somente comentá-las, mesmo dentro da TATICCA, nos casos de necessidade.

Todo profissional em nossa Empresa é responsável por preservar a confidencialidade das informações.

Todos assinam um Termo de Compromisso de Confidencialidade, no qual assumem o compromisso de não distribuir, copiar, revelar, reproduzir, adaptar, fornecer, comercializar, ou, por qualquer outra forma, divulgar ou explorar material confidencial que lhes tenham sido confiados para o desempenho das funções, e nem mesmo utilizá-los em benefício próprio, ou de terceiros, durante ou depois de finda a relação empregatícia.

Em caso de desligamento da Empresa, não é permitido ao profissional levar consigo qualquer material inerente aos assuntos da Empresa ou de seus clientes. Relatórios, formulários, papéis de trabalho, correspondência, memorandos, recursos visuais e outros materiais, escritos ou em arquivo, são de propriedade da Empresa, sendo vedado ao profissional usá-los ou copiá-los.

É expressamente proibida a utilização da metodologia de trabalho da Empresa pelo profissional em atividades extra Empresa, durante ou após a vigência do seu contrato de trabalho.

As diretrizes e considerações que se seguem poderão ajudar um profissional a cumprir sua responsabilidade de proteger as informações confidenciais:

  • • Deve-se evitar situações constrangedoras em que alguém, consciente ou inconscientemente, procure saber informações confidenciais. Se isto ocorrer, é necessário ser educado e cortês, e tentar mudar de assunto ou generalizar; fazer referência ao que já se tornou notícia pública, como um artigo de jornal, mas não divulgar informações voluntariamente. Se a pessoa persistir, explicar que não está autorizado a falar de tais assuntos; responder que somente um sócio pode tratar de determinados assuntos; oferecer-se para repassar a pergunta a alguém que possa tratar melhor do assunto.
  • • Deve-se lembrar que, se respondermos às perguntas de um cliente a respeito de outro, o cliente que indaga não poderá confiar que seus próprios negócios estão sendo tratados com o devido zelo.
  • • Tomar cuidado para falar discretamente em restaurantes, elevadores ou outros lugares públicos; realizar discussões confidenciais em um local seguro.
  • • Tomar cuidado para proteger a identidade de um cliente ou outra companhia durante os estudos de caso ou outras apresentações ou discussões quando o assunto em pauta pode ser delicado, sensível, confidencial de alguma maneira.
  • • Tomar cuidado com material escrito e arquivos de computador, guardando os papéis de trabalho e outras informações confidenciais fechados a chave; não armazenar dados confidenciais aos quais outras pessoas têm acesso; certificar-se de que os serviços externos de copiar ou imprimir sejam baseadas em medidas de segurança adequadas.
  • • Caso algum jornalista ou profissional de um outro cliente solicite uma apresentação ou explicação de uma informação que já se tornou pública, o profissional não poderá respondê-la, devendo encaminhar o questionamento a um sócio. O profissional pode, sem querer, divulgar informações que constituem uma quebra de sigilo. Deve-se repassar tais indagações para o Sócio, ou sugerir que pedidos de outras informações sejam dirigidos ao cliente ou pessoa autorizada.
  • • Manter apenas aqueles materiais e documentos que sejam necessários para executar o trabalho, e guardá-los cuidadosamente. Isto se aplica a documentos, transcrições, memorandos, papéis de trabalhos, filmes, pen drives ou outros materiais adquiridos durante o andamento do serviço. Não deixar material confidencial da Empresa ou de cliente no carro ou hotel.

Traje e Cuidados Pessoais

Todo profissional é responsável pela imagem de nossa Empresa junto ao público; portanto, deve apresentar-se de maneira sóbria, com traje adequado tanto no escritório quanto em situações em que represente a Empresa (trabalhos externos / visitas a clientes), devendo estar adequado à cultura local.

  • • Esta prática tem validade para o profissional que está no escritório; caso ele tenha que visitar o cliente, deverá estar adequado ao ambiente;
  • • Não é permitido o uso de roupas e acessórios como jeans, camisetas, moletom, tênis ou ainda trajes inadequados ou impróprios ao ambiente de trabalho.

Algumas dicas para a boa utilização desta prática:

  • • Prefira tons pastéis, tipo cáqui, derivados de marrom, azul ou ainda o tradicional preto e branco.
  • • Por mais informal que seja a Empresa, mas, por exemplo, pode usar jeans somente se for caso de visita a canteiro de obras, trabalhos e áreas rurais e similares.
  • • Blazers, cardigãs e jaquetas devem ser do mesmo tom (ou bem próximo) da cor da calça.
  • • Deve-se também tomar cuidado para não usar tudo rigorosamente no mesmo tom e procurar harmonizar os tons.
  • • Coletes, camisetas, calças tipo cargo e de couro são informais demais e não devem ser usados.
  • • Usar mocassins com a sola de couro em tons básicos e dispensar acessórios.
  • • Para mulheres, twin-set (jogo de blusa e cardigã) é sempre uma boa opção.

Molestamento

É política da Empresa manter um ambiente de trabalho profissional e um lugar de trabalho livre de molestamento e de qualquer intimidação de natureza verbal ou física.

Molestamento inclui molestamento sexual ou baseado em raça, origem, cor, idade, enfermidade ou religião. Cada indivíduo tem a responsabilidade de acatar padrões aceitáveis de comportamento pessoal e assegurar que todos os colaboradores tenham a oportunidade de executar as suas atribuições profissionais em um ambiente profissional saudável, livre de qualquer tipo de molestamento.

Qualquer comportamento ou atitude inadequada devem ser imediatamente informados ao Administrativo.

Tóxicos e Bebidas Alcoólicas

Nossos clientes requerem a mais alta qualidade de serviços profissionais, que depende da dedicação e responsabilidade de cada profissional; portanto, o uso de tóxicos ou bebidas alcoólicas poderá prejudicar a capacidade do profissional de chegar ao trabalho, de ser pontual ou cumprir suas responsabilidades de modo satisfatório.

Desta forma, é proibido o consumo de tóxicos ou bebidas alcoólicas que prejudiquem a capacidade do profissional executar seu trabalho. Mesmo fora do local de trabalho, o consumo ilegal de tóxicos, assim como qualquer outro ato ilícito que denigra a reputação e imagem da Empresa, deve ser evitado sempre.

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