Viagens

Adiantamento de Viagem

É facultada a todo profissional a solicitação de adiantamento para viagens.

A solicitação deve ser feita por e-mail para a aprovação do Sócio (sem limite) ou Gerente do Projeto (até o limite de R$ 1.500,00).

A solicitação será encaminhada ao Departamento Administrativo, que fará o depósito na conta corrente do profissional em 48 horas após o recebimento.

Vale ressaltar que um segundo adiantamento, sem que o primeiro seja liquidado, não será liberado, exceto em situações excepcionais aprovadas pelo Sócio.

Saldos de adiantamento de viagem, sem a devida prestação de contas por parte do funcionário por mais de 30 dias, poderão ser descontados do salário do profissional.

Diáriasc

São preestabelecidos os valores limites das diárias a serem reembolsadas ao pessoal técnico e administrativo em viagem.

Os valores praticados para diárias em dias úteis e finais de semana constam na Tabela de Consulta Rápida, e são reembolsáveis mediante a apresentação da devida comprovação.

O valor da diária compreende os gastos com refeições, ligações telefônicas e lavanderia. Os gastos de locomoção (táxi) para aeroporto/hotel/residência e, quando necessário, hotel/cliente/hotel, serão reembolsados pelos valores incorridos.

Quando necessário viajar no dia anterior ao do início dos trabalhos ou o retorno no dia subsequente ao do término dos trabalhos, com saída após as 15h da cidade local, o colaborador fará jus ao reembolso de uma diária, no valor vigente.

Estas normas não são aplicáveis nos casos em que é o cliente quem paga diretamente todos os custos de hospedagem, condução e refeições. Nestes casos os gastos de diária deverão preservar a política do cliente e quando não suficientes, poderão ser complementadas pela diária prevista na Tabela de Consulta Rápida, desde que aprovadas pelo sócio do projeto.

Os casos omissos ou de clientes específicos deverão ser previamente discutidos com o Sócio.

Os casos omissos ou de clientes específicos deverão ser previamente discutidos com o Sócio.

As diárias de hotel, via de regra, serão pagas por cartão de crédito ou eventualmente diretamente pela Empresa.

Não sendo possível, essas despesas deverão ser previamente aprovadas pelo Sócio ou Gerente encarregado pelo trabalho e serão pagas pelo profissional e integralmente reembolsadas.

Como consequência do critério estabelecido, as despesas incorridas no hotel (telefonemas, lavanderia etc.), que excederem o valor da diária de despesas estabelecida pela empresa, deverão ser pagas pelo profissional e excluídas do valor da conta a ser reembolsada.

Despesas com Refeições Rápidas

Os gastos com refeição serão reembolsados até o valor limite previsto na Tabela de Consulta Rápida, quando o colaborador se encontrar trabalhando em atividades relacionadas com a Empresa em:

  • • Dias úteis após as 20h;
  • • Sábados, domingos e feriados, após 5 horas de trabalho.

Esses gastos só serão reembolsados quando se tratar de trabalho em horário extraordinário previamente aprovado pelo Sócio ou Gerente encarregado da atividade.

Débito de Horas de Viagem

Para o débito de horas em viagens (fora do expediente normal de trabalho e fora da área metropolitana), deve-se utilizar como parâmetro o tempo total gasto na viagem, ou seja, tempo de voo e locomoção.

Passagens aéreas

As passagens aéreas serão emitidas pela menor tarifa possível.

Importante

1) Passagens aéreas adquiridas pelo programa de milhagem não serão reembolsadas pela empresa,

2) Despesas com assento conforto não serão reembolsadas pela empresa.

Retorno ao local de origem

Deve-se aplicar o bom senso na definição sobre o retorno ou não, levando-se em conta os critérios da razoabilidade do custo envolvido no retorno, que o tempo em deslocamento seja aceitável e que a entrega dos resultados do cliente não seja comprometida.

Variações nesta política somente com a aprovação do Sócio.

Hospedagem

Quando o cliente não paga diretamente, não define o hotel, ou ainda, quando o profissional está em treinamento, a classificação para a escolha de hotéis é a seguinte:

• Sócio/Diretores/Gerentes 4 e 3 estrelas

• Seniores/Auditores/Assessores/Trainees 3 estrelas

Essa classificação deverá ser seguida em viagens individuais, porém, quando o Gerente acompanha a equipe, este deverá hospedar-se no mesmo hotel e, consequentemente, no mesmo padrão do Staff.

Vale ressaltar que, caso não existam na região hotéis disponíveis dentro dessa classificação, poderá ocorrer alteração nos padrões acima.

Adiantamento de Viagens Internacionais

Todo adiantamento solicitado em moeda estrangeira deverá ter a prestação de contas na mesma moeda.

Viagens ao Exterior

Todas as viagens internacionais deverão ser aprovadas pelo Sócio.

Para todos os profissionais, quando em viagem ao exterior para participar de cursos de treinamento técnico, aquisição de metodologia ou afim, representando oficialmente a empresa, desde que previamente aprovado pelo sócio responsável, a empresa se responsabilizará pelas seguintes despesas:

  • • Passagem aérea classe econômica
  • • Despesas de locomoção (traslados, táxis etc.)
  • • Hospedagens em hotel determinado em agenda de treinamento (individual para diretores e gerentes e duplo para staff)
  • • Refeições dentro de custos razoáveis
  • • Ligações internacionais somente em casos previamente combinados com o Sócio.

Na prestação de contas, quando solicitado adiantamento em moeda estrangeira, o valor recebido será convertido para esta moeda na data do adiantamento.

Da mesma forma, o valor a devolver ou a ser reembolsado, será convertido para a moeda local na data da prestação de contas.

No caso de viagens profissionais para atendimento de clientes, segue-se a mesma política acima, exceto em situações nas quais o cliente paga diretamente as despesas. Nestes casos será seguido o padrão estabelecido pelo cliente.

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